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8 competências fundamentais de um vendedor

Estruturar uma boa equipe de vendas é uma das prioridades da Ecoville Brasil, uma das vencedoras do Extreme Makeover 2012. Para que os sócios da empresa possam ficar mais livres para se concentrar na parte estratégica do negócio, uma nova área comercial está sendo criada, com um time de vendedores externos e uma central de telemarketing. “Hoje nós que vamos atrás dos clientes. Vamos passar a delegar”, diz Leonardo Castelo, sócio da empresa. Mas para que os líderes se sintam confiantes para se afastar da tarefa, é fundamental ter profissionais capazes de dar conta do recado.
Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas, lista as competências que não podem faltar a um bom vendedor:
Disciplina: “É ter claro onde estou, onde quero chegar e fazer o que é preciso para chegar lá.”

Comunicação: “Tem de falar corretamente e ser claro nas mensagens. Não precisa abrir mão da linguagem local nem falar bonito. Mas tem de saber se expressar.”

Criatividade: “É sair do lugar-comum, sempre buscar fazer diferente. Fazer do mesmo jeito, leva aos mesmos resultados. Um bom vendedor está sempre buscando resultados melhores.”

Capacidade investigativa: “Tem de perguntar muito, entender por que o cliente escolhe os seus produtos, quais são as aspirações e necessidades dele.”

Adaptabilidade: “Existem vários perfis de clientes: os pragmáticos, os afáveis, os expressivos. O bom vendedor deve ter a capacidade de se adaptar a cada um deles. Se o cliente é pragmático, não seja prolixo. Se ele é mais afável, dê mais atenção. É preciso ter a postura certa para tirar o melhor resultado de cada negociação.”

Empatia: “É a capacidade se colocar no lugar do cliente. Não é ser simpático, é entender o que realmente importa para ele, como ele gosta de tratar e ser tratado e fazer com que ele se sinta à vontade.”

Networking: “Ter uma boa rede de relacionamentos é fundamental. Ninguém vive sozinho, sobretudo no mundo das vendas.”

Tenacidade comercial: “É ter o negócio fechado como meta principal. Todas as ações devem ser direcionadas para buscar o resultado. É a gana, o sangue nos olhos, a capacidade de não se abater pelo décimo não, porque o sim pode estar nos esperando na décima primeira tentativa.”

 

Fonte: http://colunas.revistapegn.globo.com/extrememakeover/2012/10/08/8-competencias-fundamentais-de-um-vendedor/

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