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As festas já chegaram! Aproveite as Oportunidades!

Os varejistas sabem que o Papai Noel sempre chega antes da hora. A antecipação das compras de Natal se tornou tendência na cabeça do consumidor brasileiro. Por isso, se preparando da forma adequada, você pode se tornar a primeira escolha dos consumidores desde o início desse período de compras. Pensando nisso, nosso time de Analistas de Indústria desenvolveu um estudo completo com projeções para o varejo neste final de ano.

No último dia 16 de outubro, Henrique Simões, Analista de Indústria do Google Brasil, realizou um Webinar sobre tais oportunidades. Recomendo que você assista a apresentação dele neste link, afinal nada melhor do que ouvir as ideias diretamente do seu idealizador. Para deixá-lo com água na boca, vou aproveitar este momento para comentar alguns destaques desse estudo.

O interesse começa cedo

Analisando a evolução das buscas de termos relacionados ao Natal (gráfico abaixo do Google Trends), vemos que o interesse dos consumidores desperta cedo. Eles já se preparam para o Natal durante datas como Dia das Crianças e Black Friday. Essa é mais uma oportunidade para atraí-los e fidelizá-los durante essa época de compras.

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São muitos momentos para estreitar o relacionamento com seus clientes
O segundo semestre está recheado de oportunidades. Muitas datas já fazem parte do calendário do varejo brasileiro, inclusive online. O caso mais notável é a Black Friday. Segundo informações da consultoria e-Bit, a data foi recorde de vendas em um único dia em 2011, totalizando mais de R$ 100 milhões com um tíquete médio de R$ 425. Para 2012, a expectativa é grande e a data deve se reafirmar como a mais importante do e-commerce nacional.
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No gráfico acima também verificamos esta força usando as ferramentas internas do Google. Em 2011, a Black Friday (dia 25 de novembro) representou o pico de conversões do varejo online. Nessa data, as vendas tiveram um aumento de 77% sobre a média diária do final de ano, reforçando a necessidade de presença forte dos varejistas aos olhos de seus clientes. Aproveite!
O que os consumidores buscam neste final de ano?Sabendo da importância desta época para fechar o ano com chave de ouro, os varejistas precisam estar atentos às vontades de seus clientes. Para aproveitar as oportunidades geradas pela Black Friday, por exemplo, é fundamental que as ofertas de produtos estejam alinhadas com o interesse dos consumidores. Utilizando nossas ferramentas internas, conseguimos capturar quais são as buscas que mais cresceram nas últimas semanas.

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No caso de eletrônicos, por exemplo, vemos o interesse do consumidor pelos últimos lançamentos do mercado, principalmente os produtos com tíquete médio mais alto, como TVs de LED e smartphones. A partir desse estudo, você pode se preparar para vender os produtos mais desejados em sua categoria.

Espero que você tenha gostado dessas dicas. Lembre-se de ver as muitas outras apresentadas pelo Henrique. Nada como uma boa preparação para estimular as compras de final de ano e garantir que seus clientes saiam satisfeitos!Lucas Giannini, Estagiário da Equipe de Varejo do Google Brasil

Fonte:  http://blog.tray.com.br/as-festas-ja-chegaram-aproveite-as-oportunidades/

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