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As novas datas do calendário para o ecommerce

Há muitos anos, datas comemorativas como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, entre outros, impulsionam as vendas do varejo. No comércio eletrônico isso também acontece, onde os chamados períodos sazonais garantem um forte avanço nas vendas.

A receita continua funcionando e, para faturar ainda mais, as lojas virtuais brasileiras aderiram à criação de datas sazonais próprias do e-commerce, como o Black Friday, Boxing Day e o Dia do Frete Grátis.

 

“Estas datas são marcadas pela mobilização em massa das lojas virtuais que realizam, por 24 horas, uma megaliquidação com descontos acima do normal”, explica Pedro Eugênio, CEO doBusca Descontos. Como explica o executivo, as ações funcionam para os varejistas, que podem liquidar estoques e fidelizar clientes, e para os consumidores, que aproveitam as promoções para adquirir produtos com descontos.

O portal Busca Descontos foi o responsável por importar as datas próprias do e-commerce para o Brasil. A inspiração vem dos Estados Unidos, onde as datas já movimentam montantes bem expressivos. A última edição do Black Friday, por exemplo, movimentou mais de U$ 816 milhões no comércio eletrônico americano. No caso do Free Shipping Day (Dia do Frete Grátis) o faturamento foi de U$1.072 bilhões, de acordo com o comScore.

No Brasil, o faturamento obtido com essas datas ainda está longe de bater os números do exterior. Contudo, adesão dos grandes varejistas à eventos como o Black Friday, comprovam a evolução do setor de e-commerce no país, que deve faturar R$ 22,5 bilhões neste ano, 20% a mais do que em 2011. As tendências de consumo na web brasileira começam a se voltar para o Discount Commerce (d-commerce), termo criado para chamar o potencial da união entre os Descontos e o E-Commerce.

Confira abaixo as novas datas do calendário do e-commerce

23 de Novembro – Black Friday – (www.blackfriday.com.br)

Inspirada na data tradicional do varejo americano, que acontece sempre na sexta-feira seguinte ao dia de ação de graças, o Black Friday foi trazido ao Brasil pelo Busca Descontos em 2010. Neste dia, durante 24 horas, grandes players do e-commerce entram no clima de megaliquidação e oferecem descontos que podem chegar a até 70%. De acordo com a consultoria e-bit, a versão brasileira da Black Friday em 2011 teve o maior volume de transações da história já registrado pelo comércio eletrônico em um único dia. Foram mais de 237 mil pedidos realizados em um período de apenas 24 horas. No total, foram movimentados aproximadamente 100 milhões de reais.

26 de novembro – Cyber Monday

Também popular nos Estados Unidos, a Cyber Monday é uma data exclusiva do e-commerce e funciona como um saldão após o Black Friday. A data acontece sempre na segunda–feira seguinte ao Black Friday. A última edição nos Estados Unidos movimentou U$1.25 bilhões.

26 de dezembro – Boxing Day

O Boxing Day acontece no primeiro dia útil depois do Natal e foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2011. Mais de 30 lojas virtuais ofereceram cerca de 1.500 produtos com descontos, que variavam de 20% a 70%. Segundo dados do e-bit, o Boxing Day foi o segundo dia que mais gerou vendas no comércio eletrônico brasileiro (o primeiro foi o Black Friday). Foram R$ 58,9 milhões movimentados pelo e-commerce, totalizando 170.632 pedidos a um ticket médio de R$ 345.

Abril – Dia do Frete Grátis

Em Abril deste ano, o Busca Descontos promoveu pela primeira vez no e-commerce brasileiro o Dia do Frete Grátis. Inspirado em data do e-commerce americano (Free Shipping Day), o portal reuniu, durante 24 horas, ofertas com frete grátis de 53 lojas virtuais brasileiras. Mais 1,8 milhão de pessoas realizaram cadastro no hotsite criado especialmente para o evento a fim de aproveitar a promoção e ter acesso as principais ofertas. O Dia do Frete Grátis ocorre sempre na última sexta-feira de Abril.

E para vocês? Qual é o dia de maior venda?

 

Fonte: http://blogpagseguro.com.br/2013/01/as-novas-datas-do-calendario-para-o-ecommerce/

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