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10 Razões para Você Reformular o seu Site Agora

Por: Rafael Ávila para Luz Gerações Empreendedora

Se você tem um site ou um blog provavelmente já se perguntou se eles eram maneiros e, se você é uma pessoa que se preocupa de verdade, até já deve ter perguntado para seus amigos, tia e cachorro o que eles achavam. Mas se, a priori, todas as pessoas que criam sites e blogs tem a mesma preocupação que você tem, porque ainda tem muita coisa ruim online? Difícil de dizer, mas provavelmente envolve pouco conhecimento digital e alguns descuidos com o seu design.

Você até poderia contratar um consultor para te dar umas dicas ou uma agência de marketing digital para “organizar a casa”, mas a verdade é que tem muita coisa simples que você mesmo pode fazer. Então antes de gastar uma grana preta, dá uma olhada nos principais motivos para odiarem a sua empresa online e o que você pode fazer a respeito:

 

1. O DESIGN DO SEU SITE DIFICULTA A EXPERIÊNCIA DOS SEUS USUÁRIOS

A primeira impressão é a que fica. Hoje em dia vale muito mais a pena você se preocupar com um site/blog que seja “clean” e de fácil navegação do que um que apresente um milhão de funcionalidades ou informações. O que acontece em casos de um site muito poluído ou com muitas opções é deixar seu usuário confuso ou com dificuldades de achar o que ele quer. Nos dois casos isso é ruim para você. Por isso simplifique sempre que puder!

Se o seu site se parece um pouco com esse aqui você provavelmente está no caminho errado  ;). Para acertar a mão no design do seu site recomendamos esse kit de Redesign de Sites do Hubspot (é gratuito).

 

 

2. É IMPOSSÍVEL ACHAR O CAMPO DE CONTATO FACILMENTE

Outro erro bem comum em alguns sites ou blogs é não ter nenhum campo de contato com informações do seu e-mail ou telefone. E ter apenas um campo de contato como esse em formulário não é suficiente, é muito importante ter suas informações de forma fácil de encontrar. Olha lá nosso telefone na parte de cima de nosso site, logo abaixo do menu (fácil de achar né?!)

 

 

3. Você não tem nenhuma informação de preços disponível

Seu site não tem informação de preço? Nem uma dica de quanto pode custar? Basicamente o que me parece quando você não coloca nenhuma informação de preços é que você está com “vergonha” deles. Eu sei que muitas vezes, principalmente ao se trabalhar com serviços, os preços podem variar muito de acordo com a realidade do cliente. Eu mesmo já mandei esse papo para vários clientes no passado: “Nosso serviço é especializado e só podemos dar uma noção de preços de acordo com a sua demanda e blablabla…”. A verdade é que você sabe uma média dos seus valores, custos e quanto o seu projeto/produto vai custar para ele e, se você quer fazer negócio, pode dar essa noção para seus clientes também já no seu site.

 

4.  Falta objetividade nos textos do seu site ou blog

Esse é um erro clássico. Seu site não pode (ou pelo menos não deveria) deixar seus usuários adivinhando o que fazer. Mais uma vez vale a ressalva para um design “clean” e objetividade. Vale muito a pena colocar botões Call to Action de maneira clara e que ajudem na usabilidade do seu site. Gostei muto desse post sobre o assunto.

 

5. Existem muitos erros de português nos textos

Ser objetivo nos seus textos não é tudo. Tem que parecer que você se preocupou o suficiente para não ter erros bobos de português. Nada parece menos profissional do que um monte de erros gramaticais nos textos do seu site e, para piorar, é muito fácil cometer essas gafes por pressa na hora de editar o conteúdo do seu site. Imagina se o seu site colocasse uma coisa dessas, será que você pareceria de confiança para seu potencial cliente?

 

 

6. Os formulários de contato do seu site pedem muitas informações pessoais

Será que você precisa mesmo saber o CEP, CPF e outros dados pessoais no seu formulário de inscrição? Tem sites que perguntam até salário! Essa pode ser uma das coisas que estão fazendo você perder um número maior de registrados e possíveis clientes. Especialmente em sites de e-commerce, com altos volumes de compra e cadastro se torna essencial ter um formulário simples. Hoje já cansamos de ver sites que pedem seu login pelo Facebook:

 

 

7. Você não tem presença nas mídias sociais

Você já criou a fanpage da sua empresa no Facebook? Sim?! Mas depois de ter criado atualizou nos primeiros dias e agora esqueceu que ela existe? Esse é um erro bem comum que ocorre me startups e pequenas empresas. Como falta pessoal para fazer esse tipo de atividade e os sócios costumam “jogar nas 11 posições” esse tipo de estratégia online fica esquecida.

O problema é que quando você tem uma fanpage no Facebook e não atualiza ela, parece que a sua empresa não esta mandando muito bem. No mínimo, mostra que você não consegue nem dar conta das suas mídias sociais, quem dirá dos serviços que presta (pelo menos é assim que eu pensaria). Esse tipo de pensamento vale para blogs, twitter, linkedIn e outras mídias. Fique de olho na sua presença online e seja visto como uma empresa moderninha =]

 

 

8. Você está mandando spam para pessoas

Será que existe alguma forma mais complicada do que “invadir a privacidade” de pessoas que não pediram para receber os seus emails? Ok, até tem, mas com certeza ser visto como um spammer não é legal para sua marca, então muito cuidado com que pessoas você adiciona na sua lista de newsletters ou notícias.

 

9. É difícil de se descadastrar do seu site ou mailing list

Outra coisa que é péssima para a credibilidade de qualquer site e com certeza pode fazer mais pessoas odiarem você é tornar difícil o descadastro. Muitas empresas acreditam que tornar esse processo difícil vai fazer você se dar bem, porque em algum momento o seu cliente vai desistir de tentar se descadastrar. Isso pode ser uma verdade, mas pode ter certeza que o cliente vai odiar a sua marca também nesse processo.

Por isso eu adoro esse exemplo da TellTale Games. Ao mesmo tempo que eles são engraçados, tornam o processo fácil e faz você lembrar deles com uma boa imagem! Afinal de contas, se o cliente não quiser mais fazer parte do seu banco de cadastros ele vai conseguir sair de uma maneira ou de outra, então nada mais justo do que fazer o processo ser fácil e bom de se experimentar.

 

 

10. Seu site possui poucos depoimentos ou muitas críticas

 

Para conseguir fazer com que a sua imagem seja muito boa é essencial que você tenha pessoas (especialmente empresas ou nomes reconhecidos no mercado) falando bem de você. Por isso um espaço dedicado aos depoimentos é sempre muito bom. Além disso, todo cuidado é pouco quando o assunto são críticas. Recomendamos que você fique de olho na sua marca pelo Google Alerts. É sempre bom saber o que estão falando de você por aí né?!

É bem verdade que ainda não são todos os produtos da LUZ que possuem depoimentos, mas até o momento ainda não tivemos nenhuma crítica direta em nosso site (o que nos deixa muito orgulhosos da qualidade dos nossos produtos) e ainda temos alguns produtos muito bem falados, como é o exemplo do nosso livro digital o Analista de Modelos de Negócios (dizem por aí que é o segundo melhor livro do assunto, perdendo só para o livro de um tal de Osterwalder ;) )

 

 

PARA FINALIZAR

Deu para entender porque é importante ficar atento a todos os detalhes quando o assunto é seu site né?! Muitas vezes você nem sabe, mas já pode ter gente falando mal do seu site ou blog por motivos que você poderia ter consertado antes. Por isso a nossa dica é se preocupar com esses 10 itens, revisar sempre o que você está colocando online e sempre ficar atento aos feedbacks de clientes, amigos (e inimigos também)!

Concorda com esses itens? Conhece bons exemplos de sites? Tem algum site que você não gosta nem um pouco? Compartilhe suas experiências com a gente!

 

Fonte: http://blog.lojadeconsultoria.com.br/dicas/10-razoes-para-voce-reformular-o-seu-site-agora/

2 Responses to “10 Razões para Você Reformular o seu Site Agora”

  1. Fábio Pereira
    04/08/2012 at 22:51 #

    Esse é o site da minha empresa, sempre procura atualizar, porque o google vai analizar e ver que estou atualizando e assim sempre terei muitas chances de ficar entre os primeiros resultados, nao sou web design mais sempre procuro criar montagens feitas pelos programas medianos.

    • Marketing Shop
      05/08/2012 at 18:32 #

      É isso ai Fábio, bom trabalho. Fique sempre ligado nas novas técnicas de SEO e estratégias online. Confira nossas soluções de mídia online para otimizar ainda mais o resultado do seu site. Converse com um de nossos consultores para ele apresentar para você. São soluções com ótimo retorno e do tamanho do seu orçamento. Bem vindo ao seu shopping de marketing e comunicação. Cadastre seu e-mail na nossa news para receber nossas dicas e promoções especiais, fique por dentro das tendências.

      Obrigado

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